0

RêVivendo Santa Marta

Renata Campos | 9.3.12 |

Colômbia

Fundada em 1525, Santa Marta é uma das povoações mais velhas no continente Sul-Americano. Atualmente, com quase 500 mil habitantes, é uma grande cidade portuária.
Quando chegamos na cidade, ficamos até meio assustadas com seu tamanho e o dos prédios. Mas o Centro Histórico, onde ficamos hospedadas, é bem menor, mais simpático e charmoso. De forma semelhante o centro histórico de Bogotá, a organização das ruas é bem simples: avenidas paralelas numeradas em ordem crescente (Carrera 1 – à beira mar, Carrera 2, Carrera 3...) cortadas por ruas  seguem o mesmo padrão (calle 1, calle 2, etc).


Coloômbia
Mapa do centro histórico de Santa Marta

RêVivendo a Hospedagem

Ficamos hospedadas no hostel La Brisa Loca (para saber mais detalhes leia o post Colômbia: Donde hospedarse?), que é super bem localizado, portanto, dava pra fazer tudo a pé mesmo, menos ir à praia. O trânsito é totalmente caótico. As pessoas dirigem super mal e andam com a mão na buzina!! É irritante! O trânsito de lá me lembrou bastante o trânsito de Manaus (até então o pior que já conheci), onde ninguém respeita mão, preferência, sinal de trânsito e metem a mão na buzina por todo e qualquer motivo, e até mesmo sem motivo algum! Incomoda inclusive os pedestres.


RêVivendo os Atrativos

Nosso hostel ficava logo atrás do Parque Bolívar, a principal praça do centro histórico, onde, assim como na Praça de Bolívar, em Bogotá, também há uma estátua de Simão Bolívar, ao centro. Ao redor, tem a catedral, construída em 1677; a Quinta de San Pedro Alejandrino, um complexo de casas e jardins, onde Bolívar passou seus últimos dias; a Casa de la Aduana, que foi 1º prédio construído nas Américas, em 1530, e onde hoje, fica o Museo del Oro Tayrona (Entrada franca, 2ª a 6ª das 8:30 às 12/14 às 18 e sab. 9 às 13hs).

Parque Bolívar
Estátua de Bolívar
A Catedral


No entanto, os principais atrativos de Santa Marta são suas praias, principalmente as do Parque Nacional Tayrona.


Apesar de estarmos hospedadas a 3 quadras da praia, não animamos entrar no mar, a praia não é das mais bonitas (pra não dizer feia). É ao lado de um porto e tem uma curta faixa de areia. Outras opções que teríamos, seria pegarmos um ônibus pra as praias de El Rodero ou Taganga. Mas eu já tinha lido que elas também não eram nenhuma maravilha e ficam sempre muito cheias. Como ainda estávamos cansadas da viagem, com preguiça de enfrentar o trânsito horroroso de lá e moles de tanto calor, depois de darmos uma volta no centro histórico e no calçadão da praia, preferimos voltar pro hostel e ficar curtindo nossa preguiça na piscina...rs

Praia de Santa Marta com o porto ao fundo
Praia de Santa Marta
Estátua Tayrona na praia
Mas com certeza, se ficássemos mais tempo em Santa Marta, iríamos a uma dessas praias, provavelmente à Taganga que parece fazer mais nosso estilo. É uma aldeia de pescadores e dizem ter um clima bem legal, tanto é que muita gente fica hospedada lá. Para se chegar à Taganga, basta apenas pegar um ônibus na Carrera 5. Já El Rodadero, fica para o lado oposto e é também o oposto de Taganga, com grandes hotéis e uma agitada vida noturna. Para El Rodadero os ônibus passam por toda a Carrera 1. 
Pra falar a verdade, gostaria de ter ficado bem mais dias em Santa Marta, tanto para conhecer a cidade e suas praias vizinhas, quanto pra ficar mais tempo no Parque Tayrona, que merecia ter sido melhor explorado por nós. Ficará pra próxima..


RêVivendo restaurantes. bares e afins

Nas proximidades do hostel tem há várias opções de restaurantes, lanchonetes e bares. Nós fomos, e recomendo, os seguintes:


Juan Valdez Café  (Calle 14 entre Carrera 2 y 3) A filial dessa fomosa cafeteria colombiana, fica ao lado do museu del Oro, num agradável jardim. Uma boa pedida para o calor de Santa Marta são os Fruppés (suco de frutas com gelo, que pode ser preparado com água ou com leite).

Crêpes Expresso (Car. 1, n. 18-67) crepes de 10 a 20 reais, gostosos e bem servidos.

Agave Azul (Calle 14 n. 3-58) Restaurante mexicano que fica no mesmo prédio do hostel e funciona apenas até as 10hs da noite, com promoção de rodada dupla de tequila e mojito no happy hour, de 5 às 8hs da noite.

Ouzo Restaurante Bar (Car. 3, n. 19-29) em frente ao Parque de Los Novios. Destaque para as massas caseiras e a pizza feita no fogão a lenha. 

Lulo Cafe Bar de Jugos  (Carrera 3 n.16-34) Servem café da manhã completo (de 8 a 10 reais), além disso também há opção de paninis, tortillas, arepas, ceviches, entre outros.

Aliás, a Carrera 3, entre o Parque Bolívar e o Parque de Los Novios tem muitos bares e restaurantes legais, um atrás do outro. Opção pra todos os gostos.

Nosso hostel também tinha um bar, o 2º andar que é bem legal, animado, com decoração descolada e boa música, sinuca, varanda pra rua e ainda tem rodada dupla de bebida de 7 as 9hs da noite.

Juan Valdez Café
Crepe do Crêpes Expresso
Carrera 3
Bares em frente ao Parque de los Novios


Veja aqui todos os posts publicados sobre a Colômbia:


Guia Prático da Colômbia
Roteiro de Viagem à Colômbia
Colômbia: donde hospedarse?

BOGOTÁ


SANTA MARTA


CARTAGENA


SAN ANDRÉS


PROVIDENCIA



---
Tá indo viajar? 


➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!







➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90




➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui