20

O que fazer em San Andrés... com chuva?

Renata Campos | 9.4.12 |


Se tem uma coisa que eu não gosto, é chuva!!! Eu sei que a chuva é importante pra mil coisas etc e tal, mas eu não gosto mesmo! Pra mim, chuva é bom só pra dormir e olhe lá!

Agora, se tem algo pior que uma simples chuva é na viagem e se for chuva na viagem pra praia então... Affff.... E se essa chuva resolve aparecer em dois dias seguidos dasua primeira viagem ao Caribe??? Tudo bem que todos os outros dias estavam lindos e ensolarados, mas esses dois dias de chuva e os lugares que deixei de conhecer por causa deles, ainda estão entalados na minha garganta...

Mas já que não tem o que fazer pra São Pedro mudar de idéia, a gente tem que se virar, né? Aí eu pergunto:

- O que fazer em uma cidade de praia com chuva? 


Vou contar aqui, como nos viramos, e muitíssimo bem por sinal, em dois dias de chuva em San Andrés. 

Acho que a primeira coisa que vem a cabeça da maioria é:

  • Dormir!  

Isso fizemos super bem... hehe. Estávamos no meio da viagem e já demonstrando sinais de cansaço principalmente pelo batidão de Cartagena, aí foi bom pra renovar as forças pra segunda metade da viagem. De uma forma geral eu acho um desperdício de tempo dormir em viagens, mas confesso que dormir 2 dias até mais de meio-dia sem o peso na consciência de estar perdendo algo, foi ótimo!!

  • Comer! 

Isso também não é problema pra gente. Aproveitamos para fazer um turismo gastronômico também...hehe.  E como estávamos em um apartamento, também compramos umas delicinhas no supermercado pra comer entre um restaurante e outro. E não satisfeitas ainda resolvemos cozinhar em casa uma noite!! Pra variar, nosso mais que tradicional prato de viagens: macarrão com molho de tomate, ficou ótimo!!!

Mesmo com chuva, a paisagem vale super a pena. 
Nosso macarrão de sempre! Delicinha!

  • Beber! 

Taí outro item que somos expert!  Chuvinha, “friozinho” combinam com um bom vinho, né? Feito! Além do vinho, inventamos um “rodízio de cerveja”. Compramos todas as marcas de cerveja que encontramos no supermercado e levamos pra casa para experimentá-las. Assim, pudemos conhecer outras opções além das Águilas e Club Colombias da vida!!


Resultado final do nosso "rodízio" de cervejas colombianas!!  
Noite de comidas, bebidas e risadas no nosso apê!

  • Jogar conversa fora, falar bobeira, rir, fazer palhaçada!

Apesar disso já estar embutido em todas as viagens, a gente acaba se superando com a falta do que fazer... vale até tirar foto no espelho do banheiro fazendo caretas.. tsc tsc tsc.

Sessão besteirol!! kkkkkk
  • Jogar baralho! 

Esse também é clássico! Mas pergunta se alguém levou baralho? E olha que cheguei a pegar meu baralho, mas acabei deixando pra trás achando que não iria usá-lo!

  • Se hospedar em um apartamento/casa

Mas a principal coisa de todas pra driblar a chuva foi estarmos hospedadas num apartamento (o Gladys Place Posada). Isso nos ajudou a passar por esses dois dias de chuva sem maiores traumas. Com certeza, ficar trancafiada dentro de um quarto de hotel seria infinitamente mais tedioso (Na ilha do Mel, eu fiquei 1 dia inteiro sem conseguir por o pé pra fora do quarto por causa da chuva e quase enlouqueci!).

Ahhh outra grande vantagem do apartamento foi que pudemos tomar banheiro quente... de caneca! Isso mesmo! A maior parte das hospedagens de San Andrés, assim como de todo o litoral colombiano, não tem água quente! No calorão que faz nesses lugares, realmente a água quente não faz lá muita falta (apesar de eu preferir um banho morninho). O problema foi que, com as chuvas, a temperatura abaixou um pouco, não chegou a fazer frio, mas também não estava quente o suficiente pra encarar um banho frio. Então o que fizemos? Esquentamos água na panela e, assim, tomamos banho quentinho!! Delícia! Hehe.. e mais uma vez, tudo isso só foi possível por estarmos em um apartamento com cozinha completa e tudo mais!  

Aquecendo a água pra tomar banho "de caneca".. hahaha

Bom, mas tudo o que eu falei até aqui serve para você fazer em qualquer lugar que tenha sido agraciado pela chuva. Mas em San Andrés você tem outra ótima distração para dias chuvosos, ou não chuvosos: 
  • Fazer compras!!!

San Andrés é uma área de livre comércio. O centro parece um gigantesco free shop a céu aberto. Tem lojas de grandes marcas como Puma, Adidas, Benetton, Vitoria Secrets, etc, além de uma La Riviera (algo como o "nosso" Duty Free) em cada esquina. Lá as importações são diretas e sem intermediários, ou seja, não se paga imposto, o que faz da ilha um lugar muito atrativo para as compras. De uma forma geral, os preços são melhores do que os do free shop, principalmente os eletrônicos. Mas cuidado, porque também tem muita coisa falsificada. Mas de uma forma geral dá pra diferenciar tranquilamente os originais dos “genéricos”. É só prestar atenção!

Com tanto tempo ocioso que tivemos, pudemos rodar por todas as lojas, pesquisar, comprar os preços, descobrir as promoções e comprar, comprar, comprar. E fique atento, o comércio abre às 9h e fecha às 12:30 para a siesta. Depois do almoço, as lojas reabrem só às 15h e fecham novamente entre 20h e 22h. Então entre uma comprinha e outra, dá tempo de fazer aquelas outras coisinhas de praxe que comentamos aqui: dormir, comer, beber, fofocar, rir...

E assim, com milhares de pesos a menos no bolso – e algum peso a mais na consciência pelos excessos – nós ocupamos, muitíssimo bem por sinal, todo nosso tempo livre. E olha que quase faltou tempo pra fazer tudo!!! Ou seja, no fim das contas, a chuva até que não foi tããão traumática... 

(Ahhhh... mas confesso que quando vejo fotos dos lugares que não pude conhecer por causa da chuva, me dá uma dorzinha no coração...)

As ruas de San Andrés completamente alagadas!!! Mas as lojas estão abertas.. hehe
Tá indo viajar? 

➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

20 comentários :

  1. Olha,eu tenho um ímã pra chuva em viagem...e o jeito é apelar mesmo para as dicas que vc citou...menos dormir!!kkkkkkkk..não me conformo em tá em um lugar e não poder passear direito pela chuva..me molho toda,mas na pousada não fico!!kkkk..
    Bjs,boa semana!! :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.1.13

    Lá tem loja da MAC?
    Queria comprar umas maquiagens, e eletronicos, da pra comprra alg do tipo?
    grata,
    Marta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, não lembro de ter visto loja da MAC, mas as lojas La Riviera (algo como o nosso Dufry)são as mesmas do aeroporto e tem aqueles quiosques de maquiagem (MAC e outros) e eletrônicos. Na verdade, muita coisa é até mais barata que no aeroporto!! ;-)

      Excluir
    2. Anônimo22.1.13

      muito obrigada!!
      to pensando em ir, achei a passagem por R$1050 para duas pessoas, mas as diárias lá que são caras, né? Você acha que o custo por dia para casal com comida e passeios fica qnt?
      adorei o blog, bjo
      =)
      Marta

      Excluir
    3. Ei Marta, realmente as diárias não são baratas mesmo, custei a achar algo em conta. Quanto aos gostos, isso é bem relativo, tudo depende dos restaurantes que vc vai frequentar, existem desde os mais simples até os super chiques. Mas pra vc ter uma idéia, os preços das refeições são bem parecidos com os do Brasil. Então, faça as contas como se estivesse saindo pra comer fora todos os dias. ;-)

      Excluir
  3. Anônimo9.7.13

    Vou p San Andres em novembro bem na época das chuvas e furacões. Agradeco muito pelas dicas!! Vou usa-las. So descobri das chuvas e furacões depois q comprei as passagens. Gostaria de trocar o destino, mas qdo vc falou das compras, não penso mais nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe...comprar sempre ajuda a passar o tempo, né?
      Mas de repente vc dá a sorte de nem pegar muita chuva la.
      Boa viagem e boas compras..rs

      Excluir
  4. Wesley7.8.13

    Renata, adorei seu blog. Tenho 2 dúvidas importantes sobre as compras. Como você levou dinheiro? Para as compras é vantagem levar dólar no Visa Travel Money ou levar real e trocar tudo por pesos lá? Eu chego a Bogotá às 19h44 e depois da conexão em San Andres às 21h49. Acredito que nesse meio tempo não consigo trocar reais no aeroporto de Bogotá, muito menos fora. E pelo o que eu li, em San Andres não é possível esse câmbio.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Wesley, tudo bem!
      Bom, ate rola de trocar dinheiro no aeroporto sim. Tempo vc tem, mas a cotação de aeroporto geralmente não eh muito bacana, ne. Sinceramente nao sei se todos os lugares em San Andres aceitam VTM, viu. E pra sacar dinheiro do VTM a taxa eh maior do que no cartao de debito comum. Por essas e outras, ultimamente estou optando por sacar dinheiro direto da minha conta mesmo!

      Excluir
    2. Wesley8.8.13

      Oi, Renata! Obrigado pela sua resposta. Então, acho que em relação ao uso do VTM em lojas, não vou ter problema porque é aceito onde se aceita VISA normal.
      Vou levar um pouco de dólar em espécie, mais real em espécie, cartão de débito e VTM! Aí não tem erro rs

      Excluir
    3. Oi Wesley, realmente, nas lojas acredito que não havera problema em aceitarem o VTM mesmo não. Quanto ao restante, eh sempre bom ter opções mesmo, ne. Boa viagem!

      Excluir
    4. Wesley2.9.13

      Foi demais!!! San Andres é sensacional! Obrigado por suas dicas.

      Excluir
    5. Que ótimo Wesley!! San Andres é realmente sensacional mesmo! :-)

      Excluir
  5. Anônimo13.2.14

    ola Renata qual e melhor levar em SAN ANDRES dolar ou real.to indo em abril e chuva ou e mais sol nesse mes.quais melhores e mais baratos restaures pra se comer la.e locais de passeios e comprras.desde ja agradeço sua atençao beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      Quando fui à Colômbia levei real mas troquei o dinheiro em Bogotá. Em San Andrés, não vi casa de câmbio que aceitasse real, mas confesso que não procurei! Lá eu saquei dinheiro direto do caixa eletrônico. Portanto, acho que é melhor levar dólar pra garantir!
      Não sei te dizer se chove ou não em abril (aliás, hoje em dia não dá pra prever muito, né? rs). Dá uma olhada em sites como o www.weather.com
      Com relação aos passeios e compras, dá uma olhada nesse post aqui http://www.revivendoviagens.com/2012/04/revivendo-ilha-de-san-andres.html :-)

      Excluir
  6. Anônimo12.1.15

    Oi Renata, tudo bem?

    Estou querendo ir para San Andres em outubro por 5 dias.
    Vi que geralmente chove neste mês.
    Qual foi o mês que você foi para San Andres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi, tudo bem?
      Viajei em janeiro pra lá!
      Outubro realmente é o mês das chuvas (e dos furacões) no Caribe! Talvez não seja a melhor época pra ir...

      Excluir
  7. Oi, gente! Alguém foi em setembro? Pode me contar como foi ?

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, tudo bem?

    Gostaria de saber onde você achou apartamento para alugar lá? Se foi em site, e etc. Vou em janeiro e gostaria também de ficar em apt.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo joia?
      Na época eu reservei por um site colombiano, mas ele nem existe mais!
      Algumas pessoas já comentaram aqui no blog que reservaram apartamentos ótimo lá pelo Booking mesmo. 90% das vezes que viajo, eu reservo pelo Booking, então acho que vc poderia olhar lá. Não sei se já viu que existe uma área específica pra apartamentos lá. Separei aqui o de San Andrés pra vc dar uma olhada (são mais de 100 opções de apartamento): Apartamento em San Andrés
      Boa sorte e boa viagem!
      Bjos

      Excluir

Comente aqui