54

Conexão em Bogotá

Renata Campos | 8.2.12 |

E aqui, finalmente, começam os posts mais detalhados de cada um dos nossos cinco destinos colombianos. Mas antes, preciso fazer 1 parênteses sobre nosso vôo de ida.

BH ==> Bogotá  26/12/2011 Copa Airlines

(O vôo da Copa saiu de BH e fez escala no Panamá. O problema dessa escala é que uma das minhas amigas estava com passaporte vencido e não se deu conta de que precisaria dele no Panamá. Já que na Colômbia, como em todo país sulamericano, não é necessário passaporte, só identidade. Resultado: não deixaram ela embarcar!!!! Explicaram que se algo desse errado no Panamá, ela não poderia sair do aeroporto!! Não adiantou o chororô, nem nada, ela acabou ficando pra trás!! Ela acabou comprando outra passagem e chegou 2 dias depois, mas fica a dica pra ninguém perder o vôo de bobeira!)

Mas vamos lá...





Chegamos as 9hs da manhã em Bogotá e nosso vôo pra Santa Marta só saía as 20:30, então fizemos check in e já despachamos as malas. Em julho de 2011, quando eu estava voltando da Costa Rica, tive uma escala de 9 horas em Bogotá, então já sabia me virar mais ou menos por lá! Assim, pegamos um taxi (R$22,00) e fomos bater perna na Candelaria, bairro tradicional que fica no centro histórico e é tombado como Patrimônio Nacional. O bairro é muito bonito e super bem conservada, tem várias construções antigas, igrejas e museus.

Mapa de La Candelaria
Começamos pela Plaza de Bolívar, considerada o coração de La Candelaria. A praça é enorme e linda. É cercada pela Catedral, pela Prefeitura, o Palácio da Justiça e também pelo Congresso Nacional. E em seu centro, há uma estátua do libertador Simon Bolívar - que dá nome à praça - e pombos, muitos e muitos pombos, por toda parte! rs. Veja aqui um vídeo de 360º da Plaza de Bolívar.





E os pombos não respeitam nem o pobre do Bolívar.. rs

Passamos um bom tempo ali tirando fotos e fomos almoçar no restaurante La Paella (Calle 11, N. 5-13) comida típica espanhola, gostosa, mas demorou horrores pra sair! Perdemos horas nessa “brincadeira”.
Quando estive lá em julho, almocei no tradicionalíssimo Antigua SantaFé (Calle 11, N. 6-20), que auto-intitula seu Ajiaco (prato tipicamente colombiano que consiste numa sopa de frango com batatas, milho e otras cositas mas), como o melhor do mundo. Bom, se é o melhor eu não sei, mas eu gostei bastante. Além de ser uma boa pra aquecer o corpo no frio que faz em Bogotá.

Ajiaco
Após o almoço, fomos cambiar dinheiro. Tínhamos trocado um pouco no aeroporto, mas só o necessário pro táxi e pro almoço, porque o câmbio não era dos mais favoráveis (COP 1.000 = R$ 0,87).  Trocamos praticamente todo nosso dinheiro no Eagle Exchange, que tava com a cotação de COP 1.000 = R$ 0,95 e COP 1.000 = USD 1,80 pra quem preferir trocar dólar. Nessa área tem várias casas de câmbio, mas essa foi a melhor cotação que achamos. Não sei o endereço exato, mas  se você estiver de costas pra Estação Museu del Oro do Transmilênio e de frente pro Cerro Monserrate, é um prédio que está no lado esquerdo em diagonal.

Depois disso, demos uma volta por todo o bairro, apreciando e fotografando as construções antigas. Deixamos para ir nos museus na volta, quando passaríamos 3 dias em Bogotá. 

Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen
Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen
As ruas de La Candelaria



Um ótimo lugar para passar um fim de tarde (ou qualquer outra parte do dia), é na Cafeteria Juan Valdez (Carrera 6, N. 11-20, no prédio do Centro Cultural Gabriel García Márquez). Para quem, como eu, não gosta de café, há opções como chocolate quente e “fruppés” simples ou com leite que são uma delícia.  Já pros apreciadores de café, parece que toda a fama desse tradicional café colombiano não é à toa. As meninas gostaram tanto que, na volta, compraram para levar pra casa. Há uma loja no free shop no aeroporto também, que vende, inclusive, roupas e outros acessórios. Mas não deixe pra comprar lá porque é mais caro que nos quiosques da cidade. Os salgados também são muito gostosos e o brownie é um dos melhores que já comi na vida, e custou apenas R$2,40!!!!

E por fim, voltamos à Plaza de Bolivar, que estava toda enfeitada com luzes de Natal, se transformando num atrativo, ainda maior. Já no início da noite a praça já estava lotada de gente.

Juan Valdez Café
Vista do Juan Valdez, no quarteirão de trás da Plaza Bolívar
Plaza de Bolívar
Plaza de Bolívar
As ruas enfeitadas pro natal
  
Já estávamos cansadas de tanto andar e resolvemos voltar pro aeroporto um pouco antes. Foi a nossa sorte! Pegamos uma mega trânsito e chegamos em cima da hora. Ufa!


➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!





➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!

Seguro viagem america do sul 728x90



➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!



✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌

54 comentários :

  1. amei a ideia d registrar suas viagens em um blog, já favoritei e vou acompanhar direto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal, Lídia! Que bom que gostou!! A ideia é antiga, mas só agora consegui colocar em prática... vamos ver quando vou conseguir colocar todas as viagens aqui, né? rsr

      Excluir
  2. Paulo23.9.12

    Muito bacana os seus relatos Renata! Estou de viagem marcada para La Paz e também farei conexão em La Paz, de aproximadamente 9 horas. Bom saber que dá para conhecer alguma coisinha da capital colombiana! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bogotá, você dia, né Paulo? rs
      Dá sim pra aproveitar a cidade em 9 horas! A Candelária é linda! Aproveite!

      Excluir
  3. Oi Re,
    Viajo amanhã pra lá! To empolgada lendo teu blog, já tinha lido, mas agora que tá chegando a hora é diferente, né!
    Vou pra Bogotá, Cartagena, Santa Marta e Medelin, e depois vou pra Cuba! =D
    bjs

    Ah, parabéns pelo blog, tá show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidney1.11.12

      Que legal, interessante ler os blogs e saber que é seguro viajar para bogota minha viagem esta chegando e assim não fico preocupado

      Excluir
    2. Pode ir tranquilo, Sidney!!! Bogotá é muito segura. Tem policiais em todos os lugares, em cada esquina! E é uma cidade muito agradável!! Eu gostei muito!!! Boa viagem!!

      Excluir
  4. Tenho muitaaa vontade de ir para esses lugares na Colômbia. Agora vou fazer um vôo para Miami que tem uma escala de 10h em Bogotá, então estou procurando algumas dicas da cidade. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Camila, 10hs tá tempo pra conhecer um pouco de Bogotá!
    E depois voltar lá com mais calma!! Pois vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata, adorei suas dicas! Vou fazer um voo para NY com conexão de 10h em Bogotá. Ainda não consegui decidir se eu saio ou não do aeroporto. Estou um pouco receosa por ser minha primeira viagem internacional sozinha...E então, saio ou não saio? rs não gostaria de passar por perrengues.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anne, tudo bem?
    Desculpe a demora na resposta, eu estava viajando e não conseguia acessar a página do blog pelo celular!
    Então, acho que 10 horas dá tempo sim de vc dar uma volta em Bogotá!! E acho que vale a pena também!! A cidade é super segura!! Só volte com tempo suficiente para o aeroporto pois o transito, dependendo do horário, pode ser caótico!!!
    Depois conte o que achou!!!
    Abs e boa viagem!

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata, muito legal seu blog.

    Estou indo p/ Curacao agora dia 21, e tenho uma escala de 8h em Bogotá. Vale a pena sair do aeroporto e conhecer algo da cidade ? Nessa saida do Aeroporto, temos que pagar alguma taxa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan,
      Se o vôo chegar no horário e tudo certinho, acho que vale a pena sim!! Dá pra dar umas voltas pela Candelária!!!
      E vc não precisa pagar nenhuma taxa pra sair do aeroporto não!!

      Excluir
  9. Anônimo26.2.13

    Renata, adorei seus post sobre San Andres! Estou indo pra lá em maio e suas dicas foram ótimas!
    Meu voo vai primeiro pra Bogotá e dps pra San Andrés, entre um voo e outro, são só 3h (de 19h as 22h), vc acha que dá pra aproveitar pelo menos 1h (dessas 3) pra dar uma voltinha por Bogotá (mesmo à noite)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.. rs
      Que bom que gostou das dicas!! Vc vai adorar San Andrés também!
      Então, acho que 3hs é um tempo muito curto pra sair do aeroporto! Pois você tem que descontar o tempo de todas as burocracias de aeroporto!! Além do que, o aeroporto é longe dos principais atrativos de Bogotá e você gastaria, no mínimo, metade desse tempo pra ir e voltar pra algum lugar! Sem falar que o trânsito não é dos melhores, como em toda cidade grande. Ou seja, melhor gastar seu tempo no freeshop de Bogotá mesmo, garanto que vc nem verá o tempo passar.. hehe
      Bjs e boa viagem!

      Excluir
  10. Anônimo9.5.13

    Oi Rê tudo bom? estou adorando seu blog. Vou fazer conexão lá em Bogotá e estarei sozinha. Qdo eu for pegar o táxi, peço para ir ao centro histórico ou La candelaria? Minha duvida é onde eu desço? Obrigada querida... beijinhos Lídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lidia, que bom que esta gostando!! :-)
      Então, tanto faz, o centro histórico é conhecido como La Candelaria. Peça para o taxista te deixar próximo à Plaza de Bolívar. Ali é o coração da Candelaria. A praça é linda e o entorno dela é cheio de lugares pra ver, as construções antigas, as igrejas, os museus e os restaurantes típicos. Se "perca" naquelas ruazinhas laterais e aproveite! A Candelaria é linda!

      Excluir
  11. Adorei o post. Vou com minha amiga pro Mexico e na volta de lá vamos fazer uma conexão de 10 horas em Bogotá. Sei que pegar taxi seguro no aeroporto ao centro histórico é mais fácil, mas e pra voltar pro aeroporto? É fácil conseguir taxi confiável?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      Que bacana. Tenho umas amigas que também farão o mesmo em julho. Quando você vai?
      Mas não se preocupe, é super tranquilo pegar táxi por ali. Passam vários táxis a todo momento, na verdade, muitas vezes eles estão cheios, mas mesmo se demorar um pouquinho, você consegue! ;-)

      Excluir
  12. Parabéns pelo post. Também farei conexão em Bogotá. Vi no site do aeroporto el dorado que estão cobrando uma taxa aeroportuária de 35 dólares. Esta taxa é cobrada de quem apenas está fazendo conexão? Se eu quiser sair do aeroporto terei que pagá-la? Quanto tempo leva de taxi do aeroporto até a candelária?
    Obrigado
    Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan,
      Quando eu fui, não tive que pagar nenhuma.taxa pra sair não. Isso é novidade pra mim.
      O táxi até a Candelária vai depender do trânsito (que não é dos melhores), mas em geral é em torno de 30 minutos.

      Excluir
  13. Anônimo8.8.13

    Olá Renata,

    Parabéns Pelo Blog.
    Vou para Miami em Fevereiro com minha esposa e minha filha com escala de 12 horas
    em Bogota, esta conexão será das 21:35 as 09:00, estou pensando em dormir em um hotel, muitos falam que se sair do aeroporto tem que pagar taxa de embarque novamente, isso é verdade?

    Obrigado!

    Dennys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dannys,
      Então, outras pessoas ja me falaram sobre uma taxa a ser paga mesmo! Mas eu não tive que pagar nada não. Eu simplesmente passei pela imigração e sai. Não falei que estava em conexão nem nada! Como eu ja tinha o cartão de embarque do outro voo (a gente geralmente ja recebe os cartões de embarques de todas as conexões, certo), quando eu voltei ao aeroporto, eu simplesmente entrei na sala de embarque e pronto!

      Excluir
  14. Anônimo23.9.13

    Oi Renata,
    Estou indo para S.A com escala em Bogotá chego 19:00 e saio 7:00 estava pensando em despachar as minhas malas e ir ao Andrés Carne de Rés, o que vc sugere?

    Obrigada
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Michele,
      Ótima sua ideia de ir pro Andrés Carne de Rés! Lá é ótimo! E, como você vai chegar cedo (cedo = antes das 10hs), ainda conseguirá achar uma mesa pra jantar, se for o caso! E aí depois é só cair na balada até a hora que aguentar! rs. Mas isso depende de qual dia da semana você vai.. porque ele começa a bombar só depois de quarta-feira. Você chegou a ver o post que escrevi sobre o lugar? http://www.revivendoviagens.com/2012/05/andres-carne-de-res-o-lugar-mais.html#.URBejh3LT3s

      Ahh.. e se você for fazer apenas uma conexão, muito provavelmente você não precisará pegar sua bagagem em Bogotá não, só no destino final mesmo. Mas certifique-se disso antes com a cia aérea na hora do check in. Aí você já pode ir despreocupada.. melhor, né?
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Anônimo24.9.13

      Oi Renata,
      Eu li o seu post e adorei!
      Eu estava na dúvida se seria uma boa mas vc me animou.. vou na proxima semana dia 03 numa quinta..
      Obrigada
      Michele

      Excluir
    3. Que bom, Michele! :-)
      Espero que goste de lá!
      Boa viagem

      Excluir
  15. Tenho muita vontade de conhecer bogotá!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Vou fazer escala de 9 horas em bogotá a caminho de frankfurt e vou seguir esse roteiro! estava sem ideia nenhuma! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luciana, que bom que pude ajudar! Bogotá é bem bacana! Vc irá gostar! Boa viagem!

      Excluir
  17. Muito legal seu relato. Vou ver até com mais calma depois. Deixa só te perguntar: vc estava com passaporte ou RG? Meu passaporte está vencido, será que eu teria problemas? Estarei viajando agora em maio/2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada!
      Eu viajei com passaporte, mas rola de viajar só com RG também. Ele só tem que estar em bom estado e ser relativamente recente. O único problema é se você for fazer escala em algum outro país que não seja da América do Sul (como o Panamá, no caso de voar com a Copa, por exemplo). Nesse caso, você terá que ter passaporte sim!

      Excluir
  18. oi renata li todas as suas postagem pois são minhas duvidas tambem ....gostaria de saber se é tranquilo para fazer conexão em bogota estou indo para cancun vou permanecer apenas 3h no aeroporto é tranquilo para quem não fala outro idioma ou é complicado para seguir o fluxo de conexão ?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, tudo bem?
      É tranquilo sim, não se preocupe! Tem placas em todos os lugares. É só você olhar qual será seu portão de embarque. Cada sala de embarque é separada e elas ficam ao longo de um corredor central. É diferente aqui do Brasil onde acaba ficando tudo misturado. Mas é super tranquilo! Relaxe e tenha uma boa viagem!

      Excluir
  19. Renata, adorei seu post e estou curtindo muito o blog. Eu vou em agosto pro México pela Avianca e tenho uma conexão de pouco mais de 9 horas em Bogotá. É tranquilo mesmo sair do aeroporto durante a conexão? É cobrada alguma taxa a mais por isso? Tem alguma burocracia ou não tem nenhum tipo de empecilho, bastando eu saber me organizar com o horário? Obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo bem!
      Que bom, obrigada! :-)
      Foi super tranquilo, não me cobraram taxas nem nada não!
      Você só precisa passar pela imigração e sair normalmente do aeroporto. Na volta, basta procurar pela sala de embarque e passar novamente pelo raio x e imigração, coisa que você não precisaria fazer se já estivesse na sala de embarque! Mas nada que atrapalhe também!
      Como você mesma disse, fique de olho no horário porque o trânsito em Bogotá, assim como em toda grande cidade, é bem ruim, principalmente em horários de pico!
      Boa viagem!

      Excluir
  20. Anônimo1.7.14

    Olá Renata, ótimas recomendações! Irei à Cartágena em set/14 e farei uma conexão noturna de 10h em Bogotá. Gostaria de saber algumas dicas sobre locais interessantes para conhecer nesse turno. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mariana, tudo bem?
      Então, um lugar que gostei muito em Bogotá foi o Andres Carne de Rés na Zona Rosa! É um bar muito legal, até escrevi sobre ele nesse post http://www.revivendoviagens.com/2012/05/andres-carne-de-res-o-lugar-mais.html#.URBejh3LT3s
      Além disso, a Zona Rosa como um todo é lugar bem bacana pra se conhecer!
      Boa viagem

      Excluir
  21. Oi Renata.
    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito bacana e muitas dicas úteis.
    Tenho uma conexão de oito horas em Bogotá, voltando de San Andres. Já vi vc falando que nesse tempo vale a pena ir visitar a Candelaria, mas poderia me dizer quanto tempo mais ou menos demora do aeroporto até lá? Sou bem neurótica com essas coisas de perder o voo e prefiro calcular bem certinho kkk..

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?
      Bom, o tempo é bem relativo, tudo vai depender do trânsito! Sinceramente não lembro quanto gastei. Mas acho que deve ter sido, no mínimo, meia hora! Mas, com trânsito esse tempo pode duplicar ou triplicar. Se você controlar o horário direitinho, é tranquilo!

      Excluir
  22. Anônimo24.11.14

    Olá, aproveitei muito suas dicas para fazer meu roteiro à San Andres. Vou em dezembro, minha conexão na volta Bogotá x SP será de 6 horas.
    Se você puder me dizer o que posso visitar, agradeço desde já.

    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cláufia, que ótimo! :-)
      Bom, dependendo do horário, 6 horas acho meio corrido. No horário de pico o trânsito em Bogotá é terrível! Vamos considerar que você gaste uma hora pra ir e outra hora pra voltar, já se foram 2 horas. Pensando que você tem que chegar 1 hora antes do vôo e demore, no mínimo, meia hora pra desembarcar e passar pela imigração, você só teria 2:30 em Bogotá... isso se não acontecer nenhum atraso ou pegar muito trânsito!
      Enfim, mas você quem sabe! Se for pra algum lugar, acho que o melhor seria a Candelaria mesmo!
      Boa viagem!

      Excluir
  23. Ola Renata.
    farei uma conexão de 12 horas em Medellin, posso sair do aeroporto?? O que vc me indicaria fazer por la?! Obrigada...adorei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara, tudo bem?
      Pode sair do aeroporto sim, sem problema! Só ficar de olho no horário direitinho!! rs
      Infelizmente não conheci Medellin, então não posso te ajudar!
      Boa viagem!

      Excluir
  24. Olá Renata...muito bom ..estou lendo todos os seus post.
    Minha esposa e eu vamos para San andres e por conta do dolar hj 10/09/15 está R$ 4,20 ..eu consigo passar debito à vontade lá?
    outra pergunta....tem Bco bradesco lá? copmo faço para sacar ?
    obg.
    Alex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?
      Você consegue usar débito sim, mas tem que ficar atento porque paga 6,38 de IOF do mesmo jeito do cartão de crédito!
      Acho que não tem Bradesco não! Mas você pode sacar em qualquer banco ou caixa eletrônico! Mas, de novo, irá pagar 6,38% de IOF além de uma taxa de saque que varia de banco pra banco.
      Só lembrando que você precisa desbloquear seus cartões antes pra poder fazer essas operações no exterior!
      Boa viagem!

      Excluir
  25. oiiii estou fazendo uma viagem para cancum ,com conexao em bogota
    e preciso passar pela imigraçao ? ou assim que chegar em bogota vou para meu proximo voo ? e as malas precisam ser despachadas ou so´ vou pegar elas em cancum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, se você não for descer em Bogotá, não vai precisar fazer imigração lá não. Só quando chegar ao México mesmo! As malas você também só pegará em Cancun, qualquer coisa eles te avisam na hora do embarque, mas geralmente elas vão direto para o destino final!
      Boa viagem

      Excluir
  26. Anônimo29.10.16

    Boa tarde onde trocar real em peso colombiano no aeroporto de bogota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Existem várias casas de câmbio no aeroporto de Bogotá, não se preocupe. Não será difícil encontrá-las!

      Excluir
  27. oLÁ TUDO BEM? Gostaria de saber um pouco mais sobre a saída do aeroporto. Nunca fiz uma conexão tão grande (10h) e tenho dúvidas se posso sair, se pago txs etc e tal. Meu voo é pela avianca até o destino final. Mas troco de aeronave neste aeroporto de Bogotá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Você nunca precisa pagar taxa nenhuma, a não ser quando o país exige visto ou algo assim. Você pode sair sim, claro. Ninguém controla isso. É só desembarcar normalmente como se fosse seu destino final. Só certifique-se que você só vai pegar sua mala no final da viagem, pra sair tranquilo. Senão você terá que pegar a mala e despachá-la novamente, mas acredito que não. E lembre de chegar ao aeroporto com uma boa antecedência porque você terá que passar na imigração novamente. No mais é isso! Aproveite!
      Boa viagem

      Excluir
  28. Olá querida. Muito legal suas informações. Na volta de Cancún terei uma conexão longa em Bogotá. Chegarei a noite e reservei um hotel na cidade. Terei que passar na imigração antes de sair do aeroporto? Sabe me dizer se as malas só retirarei eu no Brasil mesmo?

    ResponderExcluir

Comente aqui